Sidinei Di Domenico - representante do DESENVESC Sidinei Di Domenico - representante do DESENVESC
O Presidente da Associação Comercial e Industrial de Campo Erê, Sidney Di Domenico, será o representante dos municípios que compõem a Secretaria de Desenvolvimento Regional de São Lourenço do Oeste, no Conselho Estadual de Desenvolvimento – DESENVESC.

A escolha deu-se na última reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional, realizada na noite de segunda-feira, no município de Jupiá. Inicialmente havia sido indicado o Presidente da Câmara de Vereadores de Campo Erê, Adegir Poroniczak, mas o mesmo teve que ser substituído, tendo em vista de que a composição do conselho se dá através dos representantes da sociedade civil que participam dos Conselhos de Desenvolvimento Regional, não sendo permitida a participação de representantes do poder público.

O Conselho Estadual de Desenvolvimento – DESENVESC, surgiu para ampliar a participação da sociedade catarinense nas definições estratégicas de médio e longo prazos para o Estado, conferindo consistência e legitimidade ao processo de descentralização. Este órgão de consulta, integrante do Gabinete do Governador, foi criado pela Lei Complementar nº 243, de 30 de janeiro de 2003 e regulamentado pelo Decreto nº 661, de 8 de setembro de 2003.

O DESENVESC é presidido pelo Governador do Estado e tem ainda, como membros natos, o Vice-governador e os Secretários de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão; da Articulação Internacional e da Fazenda. Outros 36 membros são indicados para cada um dos 36 Conselhos de Desenvolvimento Regional, escolhidos entre representantes da sociedade civil. Essas pessoas, oriundas de instituições dos segmentos sociocultural, sociopolítico, socioambiental e socioeconômico mais expressivos da região, são nomeadas por ato do Governador do Estado. Estão comprometidas com o desenvolvimento regional e asseguram a representatividade empresarial, dos trabalhadores, de universidades regionais e demais organismos.
São competências legais do DESENVESC:

- Formular políticas estaduais de desenvolvimento econômico, emprego e renda;

- Prospectar um novo modelo de desenvolvimento para o Estado de Santa Catarina;

- Definir instrumentos de apoio à sustentabilidade e à expansão da empresa catarinense, atraindo e estimulando novos empreendimentos;

- Revitalizar as micro e pequenas empresas;

- Propor instrumentos para a organização do lazer, expandindo e qualificando a atividade turística;

- Definir programas integrados de recursos humanos, para a melhoria dos níveis educacionais e de capacitação profissional dos trabalhadores e para a prevenção de doenças ocupacionais;

- Promover a capacitação tecnológica, gerencial e a formação de empreendedores;

- Promover ações em defesa da sustentabilidade ambiental;

- Propor e apoiar programas de desenvolvimento cultural;

-Incentivar a realização e organização do Congresso Estadual do Planejamento Participativo e dele participar.