Agricultura - 09 de Abril de 2023 - 08h29

Embrapa pesquisa e comprova, braquiária aumenta produtividade de soja

Foto: campoere.com

A inserção de espécies de braquiária nos sistemas de cultivo de grãos, com o objetivo de produção de forragem ou para cobertura do solo, impacta positivamente em dois fundamentos do Sistema Plantio Direto (SPD): cobertura permanente do solo com plantas e/ou palha e diversificação de espécies cultivadas. A afirmação é do pesquisador da Embrapa Soja, Alvadi Antonio Balbinot Junior.

Segundo ele, as braquiárias apresentam alta capacidade de produção de biomassa de raízes e de parte aérea, mesmo em condições de baixa fertilidade do solo e, por isso, o seu uso aumentou expressivamente no Brasil nas últimas décadas.

A abundante palhada fornecida pelas braquiárias permite adequada implantação da soja em SPD, contribuindo para a redução da erosão, de picos de aquecimento do solo e da infestação de plantas daninhas, além de aumentar a infiltração e a retenção de água.

Já o sistema radicular das braquiárias, conforme o pesquisador, contribui para a estruturação do solo, formação de bioporos contínuos e incorporação de carbono orgânico em camadas mais profundas (abaixo de 20 cm), aprimorando os fluxos de água, oxigênio e nutrientes no seu perfil.

Assim, o cultivo de braquiárias em consórcio com o milho ou de forma solteira é uma ótima alternativa para diversificar os sistemas de produção, os quais, em geral, utilizam poucas espécies, como, por exemplo, a sucessão contínua soja/milho de segunda safra.

Pesquisas conduzidas na Embrapa Soja comprovaram que o cultivo de braquiária ruziziensis (Urochloa ruziziensis) e Piatã (Urochloa brizantha cv. BRS Piatã) na entressafra da soja, como cultura de cobertura, melhora vários atributos do solo, resultando em aumento de produtividade da soja em sucessão, comparativamente ao pousio.

Soja: produtividade de estados brasileiros faz safra ser revista para cima

Um dos principais benefícios foi a redução da compactação do solo, medida por meio da resistência do solo à penetração. A pesquisa também comprovou que os efeitos positivos das raízes das braquiárias sobre a soja foram mais relevantes do que os efeitos positivos da palhada.

De acordo com Balbinot Junior, cerca de 70% do aumento de produtividade da soja, em relação ao pousio no outono/inverno, foi decorrente das raízes das braquiárias cultivadas na entressafra e 30% foi decorrente da palhada dessas espécies.

Nesse contexto, nas regiões tropicais do Brasil, as braquiárias representam uma grande oportunidade para melhoria do SPD, especialmente em sistemas de produção de grãos integrados à pecuária. Segundo o pesquisador, um ponto importante é a necessidade de cuidados na inserção de braquiárias em áreas infestadas com o nematoide das lesões radiculares (Pratylenchus brachyurus), já que as braquiárias são hospedeiras desse parasita.


Siga o portal pelas redes sociais

Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458

Twitter @campoeresc

Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/

Telegram: https://t.me/CampoEreCom

No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/

WhatsApp

Grupo 1 - https://chat.whatsapp.com/CJPyJezuKVf8QMKqIOWj9e

Grupo 2 - https://chat.whatsapp.com/FlgYJk99SJ62uUSW6plc69

Fonte: Canal Rural

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024