Foto: campoere.com
A Arquidiocese de Chapecó publicou um decreto determinando a destituição do Conselho Pastoral da Igreja Matriz de Campo Erê. Segundo o documento, a medida se faz necessária para promover a “renovação das estruturas pastorais da comunidade”, com o objetivo de melhor responder aos desafios evangelizadores e às orientações do caminho sinodal de toda a Igreja, entre outras justificativas apresentadas no texto oficial.
A decisão pegou de surpresa os integrantes do conselho, que receberam de um dos Padres o prazo de 30 dias para desocupar a chamada casa de catequese, o que gerou a destituição do Conselho. O espaço é utilizado há anos para a formação de crianças e adolescentes nos sacramentos do batismo, primeira comunhão e crisma. Conforme informado, o interesse da Arquidiocese é que seja construída uma nova sala destinada a essas atividades.
De acordo com membros do conselho destituído, a comunidade já discutia a reorganização do espaço e havia, inclusive, contato com uma engenheira civil para viabilizar o projeto. No entanto, os recursos financeiros ainda não eram suficientes para a execução da obra.
Diante da grande repercussão do caso e das manifestações nas redes sociais, pessoas que integravam o conselho publicaram uma carta aberta esclarecendo a situação e explicando como funciona a atuação do conselho e da comunidade paroquial. O documento foi divulgado nas redes sociais e também está em anexo.
Os integrantes destacam que o conselho é formado por membros da própria comunidade, que de forma voluntária dedicam tempo à organização de eventos. Essas atividades são responsáveis pela arrecadação de recursos financeiros destinados à manutenção da igreja, reformas, ampliações e até novas edificações.
Em relação à casa de catequese, o local sempre teve como finalidade principal a formação religiosa de crianças e adolescentes. A manutenção do espaço ocorre com recursos oriundos da comunidade, como o dízimo e eventos organizados anualmente pelo conselho.
Por fim, os membros do conselho é composto por pessoas idôneas, de reputação ilibada, conduta ética reconhecida e comprometidas com o cumprimento das normas previamente estabelecidas, de acordo com as necessidades e possibilidades de cada integrante.
Siga o portal pelas redes sociais
Seja você um repórter do portal mande sua informação pelo Whats 49 9 91 040458
Instagram: https://www.instagram.com/portalcampoere/
Telegram: https://t.me/CampoEreCom
No Facebook https://www.facebook.com/portalcampoere/
No Youtube: https://www.youtube.com/@portalcampoere
WhatsApp receba as informações simultâneas através do canal
WhatsApp receba as informações simultâneas através do canal clique aqui