Saúde - 15 de Julho de 2014 - 07h32

Tipos de tosse em criança: como avaliar o que pode estar por trás?

Muitas crianças com tosse é uma cena comum nos ambulatórios e clínicas pediátricas, especialmente nas épocas do ano com mudança de clima. Segundo o Dr. Bruno Acatauassú Paes Barreto, pediatra, alergista e imunologista, a tosse é um sintoma e é preciso saber o que está por trás dela.

Em crianças, as causas da tosse podem ser: irritação na garganta, infecções virais respiratórias, como o resfriado simples, bronquite, sinusite, pneumonia e até mesmo refluxo provocado por algum problema gástrico.  “O que diferem são as características da tosse. Por isso o indicado é procurar um pediatra que, através de perguntas sobre o dia a dia da criança, vai poder chegar a um diagnóstico”, explica o médico.

Há dois tipos de tosse: a tosse seca e a tosse produtiva (que produz muco). Deve-se observar o que acompanha a tosse. A cor do muco, por exemplo, é um indicativo. Se for esverdeado, e a criança estiver com a tosse por mais de 1 semana, pode ser um quadro infeccioso de sinusite com necessidade de prescrição médica de antibiótico. Quando há febre, dificuldade na respiração, atente-se para a possibilidade de pneumonia.

Outro fator é o horário da tosse. A tosse noturna, aquela que aparece apenas quando a criança deita para dormir, é uma característica comum de sinusite. No caso de ser logo após às refeições, é bom avaliar se há refluxo. Neste caso, a tosse estaria ligada a um quadro gástrico.

Medidas caseiras como chá de limão com mel, banho quente demorado para respirar o vapor e beber bastante líquido não têm contraindicação e ajudam na expectoração. Mas nada de xaropes antes de ir ao pediatra.

 

Fonte: Vivo Mais Saudavel

Compartilhar:

Veja também

Todos os direitos reservados. Campo Erê.com. 2024